VANTAGENS

Você sabia que os medicamentos manipulados possuem diversas vantagens em comparação aos medicamentos industrializados? Veja abaixo. 

Economia

Os medicamentos manipulados proporcionam maior economia ao paciente, uma vez que é prescrito e preparado na quantidade e dose exatas que o paciente precisa. Desta forma, se evita sobras e desperdícios, diminuindo o custo do tratamento. Também é possível obter um menor custo com a manipulação, visto que o medicamento é preparado de forma individual, diferentemente dos medicamentos industrializados, que são produzidos em larga escala.

Segurança

A farmácia Belladona segue as normas de Boas Práticas de Manipulação determinadas pela ANVISA. Todos os processos que envolvem a manipulação de um medicamento devem atender rigorosamente às resoluções e normas pertinentes, para garantir uma medicação segura e eficaz. A qualidade dos medicamentos formulados pela Belladona é monitorada desde a aquisição da matéria-prima e embalagens utilizadas, passando pelo transporte, armazenamento, etapas da manipulação, até a dispensação final do medicamento. Como importante medida de segurança a quantidade exata de uso do medicamento e a não sobra de cápsulas reduz consideravelmente a intoxicação por medicamentos devido ao seu mau uso.

Personalização

Os medicamentos manipulados são feitos exclusivamente para o paciente, de acordo com a prescrição do profissional de saúde. As embalagens são rotuladas com o nome da pessoa que irá fazer uso do medicamento, facilitando a identificação e evitando o consumo indevido por outras pessoas.

Associação de medicamentos

A manipulação possibilita ao profissional prescritor associar substâncias que tratam diferentes necessidades numa mesma formulação. Isto facilita a adesão do paciente ao tratamento, propiciando o alcance do resultado esperado. Para o paciente há a maior comodidade na administração do medicamento, pois em vez do uso de vários medicamentos, o paciente pode ter nas mãos apenas uma formulação, que lhe gera ainda excelente custo/benefício.

Tratamento sob medida

O profissional prescritor pode propor ao seu paciente um tratamento exclusivo adaptado às suas necessidades específicas, pois nem sempre uma mesma dose ou medicamento pode atuar igualmente em diferentes indivíduos.

Formulações diferenciadas

Na manipulação Belladona há um grande diferencial, um deles é poder aviar um medicamento na forma de xarope ou solução oral para pacientes com dificuldade de deglutição de cápsulas. Pacientes como idosos, bebês, crianças, prematuros, pacientes terminais ou portadores de outras necessidades especiais, até mesmo animais, podem beneficiar-se de formas farmacêuticas diferenciadas, uma vez que a manipulação viabiliza, por meio da sua flexibilidade, fórmulas individualizadas.

Atenção farmacêutica

Na Belladona Fórmulas a atuação dos farmacêuticos vão além da dispensação de um medicamento. Sempre que necessário, realiza-se um contato entre o farmacêutico e o prescritor, visando esclarecer dúvidas que garantam um medicamento seguro e um tratamento eficaz. A assistência farmacêutica permite ao paciente obter todas as informações e orientações necessárias sobre a sua receita, seu medicamento ou outro produto de saúde.

Disponibilidade de ativos

A Belladona pode levar ao alcance do prescritor e do paciente, substâncias já não mais industrializadas. Desta forma a prescrição, bem como a continuidade do tratamento pode ser atendida por meio da manipulação, evitando a interrupção da medicação, que pode agravar ou comprometer a saúde do paciente.

Meio Ambiente

Em tempos de preservação ambiental e cuidados com os descartes de resíduos na natureza, a manipulação contribui maciçamente, evitando desperdícios de medicamentos. Como o produto manipulado é preparado na quantidade e dosagem exatas para o tratamento proposto, dificilmente ocorrem sobras e, por conseguinte, o descarte de medicamento não usado. Os medicamentos e tratamentos sob medida propiciam além de benefícios socioeconômicos, um grande benefício à natureza.